quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022
EPharma - pesquisa loja
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022
604-Bairro dos Ipês passa a atender o Roger
A linha 604-Bairro dos Ipês/Ayrton Senna, operada pela São Sebastião, passará a atender nesta segunda-feira parte do itinerário da linha 002-Roger, que “morre” de vez, pelo menos pela segunda vez.
Nas voltas que o mundo dá, a área volta a ser atendida pela garagem de Mandacaru, que é próxima do bairro – a Mandacaruense, empresa que tinha sede onde hoje está a São Sebastião, operou a linha do Roger até 1989, quando foi extinta para a criação da 601. A linha foi reativada pela Setusa em 1992 e rodava ininterruptamente desde então até março de 2020, tendo nesse período mudado em 1996 para a Transnacional e em 2011 para a Santa Maria.
Agora agregando o itinerário do Roger, a linha 604-Bairro dos Ipês/Ayrton Senna fará 13 viagens diárias entre 6:30 e 18:30, e só atenderá o Bairro dos Ipês, onde fica seu ponto final, na ida, não retornando para o bairro na volta – do Manaíra Shopping, vai para a Ayrton Senna direto. O usuário que até então era atendido pela linha 002 passa a ter a opção de ir para o Centro integrar com as demais linhas, ou para o Manaíra Shopping em opção direta sem passar pelo Centro.
As mudanças acontecem após análise diária realizada para equilíbrio da oferta de veículos de acordo com a demanda de passageiros. Isso é feito com base no trabalho da Seção de Fiscalização do Transporte Público (SFTP) e da análise dos dados de uso do Passe Legal. Eles indicam que o número de passageiros/dia no transporte público hoje é de cerca de 50% do total antes da pandemia. Já a frota de veículos disponível chega a 85%.
Memória: Relembre a história da linha 002-Roger
Curiosamente, a São Sebastião também opera uma linha cuja radial absorveu uma “linha zero” – que vai direto ao Centro sem passar por nenhum corredor -, a 602-Mandacaru/Ilha do Bispo, que foi criada na metade da década de 1990 agregando o itinerário da 001-Ilha do Bispo. A única “linha zero” sobrevivente é a 003-Jaguaribe, também operada pela São Sebastião, em revezamento com a N. S. Aparecida.
A “transferência de área” para a São Sebastião resolve um problema logístico; as linhas 002 e A002 eram operadas pela Santa Maria, cuja garagem fica bem longe do então ponto final das linhas. Assume a São Sebastião como 604, cuja garagem fica na rota desta.
Desmembramento e fusão de linhas - 510, 500, 505, 504
O sistema de João Pessoa terá três de suas linhas modificadas a partir deste sábado (15). A 510 será desmembrada e a 505 será fundida ao 504. Entenda melhor o que é que vai acontecer.
510 é desmembrada
A linha 510 será desmembrada em duas, e quem surge desse desmembramento é a linha 500, que operará praticamente como o antigo 511, com terminal no antigo BIG Bompreço, Retão de Manaíra, Esperança e Maria Sales, indo pela Epitácio até a Lagoa e desta retornando pelo mesmo itinerário (volta pela Navegantes e João Câncio).
O que resta do 510 segue pelas avenidas José Curchatuz, Severino Nicolau, Fernando Luiz Henrique e Miriam Barreto Rabelo, no Jardim Oceania, indo pela Edson Ramalho, Epitácio e retornando por este mesmo trajeto (João Maurício ida).
As linhas serão operadas pela Reunidas.
505 desaparece
Já a 504-Mandacaru vai agregar o itinerário da 505-Bairro dos Ipês, que deixa de existir. Ao sair do terminal de Mandacaru, fará o trajeto da 505 até retornar o itinerário habitual.
A operação é da Nossa Senhora Aparecida.